14 agosto, 2009

Les Paul

Morreu ontem aos 94 anos um dos grandes mestres da guitarra, Les Paul. Lester William Polfus, seu verdadeiro nome, nasceu em Waukesha, 9 de junho de 1915 e foi um dos grandes pioneiros no desenvolvimento de técnicas e instrumentos musicais elétricos. Começou a se interessar por música aos 8 anos de idade e aos 13 já tocava profissionamente em bandas country. Nas décadas de 30 e 40 mantinha seu Les Paul Trio e acompanhava os cantores Fred Waring, Bing Crosby, Frank Sinatra entre outros. No fim da década de 40, Paul se casa com a cantora Mary Ford, e durante quase 10 anos, o casal vendeu em torno de 6 milhões de discos.

Fora uma carreira artística de muito sucesso Les Paul tinha interesse em eletrônica. Depois que ganhou de presente um modelo primitivo de gravador de áudio, Paul começou a fazer várias modificações, que levou à gravação de várias faixas (multitrack); nos hits de Paul e Ford, ele tocou muitas das partes de guitarra, e Ford harmonizou-se consigo mesma. A gravação 'multitrack' agora é o padrão na produção musical. Les Paul também fabricava suas guitarras e um dos modelos mais famosos, a Gibson Les Paul, desenvolvida pelo músico, é até hoje em dia um dos instrumentos mais usados no mundo. A guitarra lançada comercialmente no incio dos anos 50, é preferida entre vários artistas, entre eles Jimmy Page, Ace Frehley, Joe Perry, Peter Frampton, Gary Moore, Dickey Betts, Tom Scholz, Buckethead, Gary Rossington,John Fogerty, Slash, Zakk Wylde e Mark Knopfler.

Les Paul ajudou no desenvolvimento da música popular moderna, incluindo o jazz e o rock'n'roll. O guitarrista continuou a tocar em clubes depois dos 90 anos de idade mesmo sendo prejudicado pela artrite, faleceu de complicações de pneumonia no Hospital White Plains, em White Plains, no estado de Nova Iorque, ao lado de sua família e amigos.

Descanse em paz mestre, você fez muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Related Posts with Thumbnails